terça-feira, 27 de abril de 2010

Visita ao Piscinão Oratório

Foi de grande valia para tirarmos conclusões sobre o impacto que o Piscinão Oratório teve na sociedade a nossa recente visita. Fomos recebidos pelo técnico em mecânica Sebastião Sirino que foi indicado pela acessória de comunicação da sub-prefeitura Vila Prudente/Sapopemba de como uma pessoa altamente indicada para nos assessorar em nossas atividades no piscinão.

O primeiro passo foi um pequeno tour pelo entorno do piscinão que nos permitiu ter uma idéia melhor sobre a grande dimensão da obra. Enquanto andávamos Sirino nos apresentava os principais pontos sobre a construção e fazia comparações sobre como a sociedade que vive na região se comportou antes e depois da construção do piscinão.




A construção tem finalidade de reter a água que é acumulada no percurso dos córregos da região que não suportam a grande quantidade de água e acabam provocando enchentes nas regiões de Vila Prudente, Coral e Califórnia.

Segundo Sirino estes bairros não têm boa infra-estrutura, as pessoas que moram lá não têm boa condição financeira e muitas vezes moram de forma irregular. Durante nosso tour foi ressaltado por ele que o grande problema estava nas casas simples que ainda são assentadas no entorno do Córrego Oratório e sempre eram destruídas quando uma chuva mais forte fazia com que o córrego transbordasse. Isto não voltou a acontecer após a vinda do piscinão que possibilitou maior tranqüilidade para uma região que já sofre muito com outros problemas.

Concluímos nossa visita com um depoimento de Sirino e de Ivo Santana, outro morador que presenciou os primórdios da ocupação do bairro em que se encontra o Piscinão Oratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário